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Sons fortalecem relacionamento com o cliente

Você já parou para pensar que som vem à cabeça do seu público quando ele lembra de você, seja a sua marca, o seu produto ou serviço?
Essa é uma pergunta que sobre a qual nem todas as organizações e profissionais refletem, mas o fato é que é possível criar e fortalecer relacionamentos por meio dos sons. Em comunicação é que o chamamos de Identidade Sonora.
O conceito se refere ao conjunto de características expresso por meio da linguagem sonora, que é composta pela palavra (voz e texto), trilha musical, pelos efeitos sonoros e silêncio. Combiná-los de forma a criar um elemento sonoro diferenciador é o grande desafio do profissional de comunicação.
Para criar um Identidade Sonora única, que favoreça ao público relacionar sons a marcas – e memorizá-las -, é preciso avaliar a história da empresa ou do produto/serviço (se este for o foco do trabalho), suas características, seus diferenciais, seus objetivos de relacionamento e seus públicos, entre outros itens.
Há vários produtos e formatos que podem integrar a Identidade Sonora: o logo de som, o anúncio publicitário, o jingle, a música tema (característica), playlists em uma plataforma, o som ambiente de uma loja, a paisagem sonora (sons de um local ou de sua rotina), um podcast…
As possibilidades são inúmeras, exatamente porque a linguagem sonora proporciona infinidades de combinações, que podem despertar, por sua vez, a criação de imagens mentais, associações racionais e emocionais, bem como efeitos sinestésicos. E, o melhor, a respeito de sua empresa, sua marca, seu produto, seu serviço.
Pensar em identidade sonora é criar pontes sonoras de relacionamento.

Pensando em projetos de identidade sonora? Fale com a Mazs Comunicação! A gente faz!
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