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Semeie coerência e colha relacionamentos

Primeiro foi Cristiano Ronaldo: antes de iniciar uma coletiva de imprensa, o jogador tirou da sua frente garrafas de uma marca de refrigerante. Depois foi Paul Pogba: antes de responder perguntas de jornalistas, o atleta pegou a garrafa de cerveja próxima ao microfone e a colocou no chão. Em minutos, essas imagens viralizaram na web e provocaram, somente para a empresa de refrigerantes, a perda de US$ 4 bilhões em ações na Bolsa de Nova York.
Por trás dessas decisões dos atletas está um ativo que toda empresa deveria preservar: coerência. Cristiano Ronaldo é conhecido por defender uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Pogba é muçulmano e, por essa razão, não consome álcool. O que eles fizeram, portanto, foi preservar suas imagens, evitando associá-las a produtos que não condizem com seus valores.
Gestos como os deles têm grande apelo em um contexto como o atual, marcado pela transparência, pelo propósito, pela inclusão e pelo posicionamento. E sabe por quê? Porque no ambiente web e mobile, as pessoas se conectam com estilos de vida que traduzem valores reais e não artificiais – ou você nunca se questionou sobre quão esquisito é uma marca de fast food patrocinar um evento esportivo?
Por isso, seja você um profissional liberal ou tenha uma micro, pequena, média ou grande empresa, seu propósito, estratégias, objetivos e ações como marca devem ser guiados pela coerência. Se não o fizer, a conta virá mais cedo ou mais tarde: na perda de seguidores, na redução de engajamento e na diminuição de vendas ou prestação de serviços.
Na definição do economista Philip Kotler, esse conceito leva o nome de Marketing de Valores, que nada mais é do que materializar em ações a ética da empresa. Aquilo que a instituição preza, portanto, que envolve sua missão e seus valores, deve ser perceptível de forma tangível e intangível pela comunidade com quem se relaciona.
A Publicidade também olha para essa questão a partir do conceito de Apelo à Autoridade, que envolve a associação de marcas, produtos e serviços a personalidades reconhecidas socialmente. Quando as partes compartilham dos mesmos valores, a tendência é de fortalecimento de ambas, do contrário, a derrocada pode ser fatal.
Pensando nisso, se você preza por sua marca, seu produto e serviço, reflita sobre o que, quando e como postar. Escolha com muito critério o influenciador digital, seja ele micro, pequeno, médio ou macro. Olhe com carinho para a sua identidade visual. Construa seu site com atenção a cada detalhe. E por fim, e não menos importante, avalie se todos os canais de comunicação falam a mesma língua que você. Faça da coerência seu ativo empresarial mais importante.

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