fbpx

Por que é importante ter um site?

Vez ou outra nos deparamos com a seguinte pergunta de clientes: Minha empresa realmente precisa ter um site? Ou ainda: Como profissional liberal, não é melhor ter apenas redes sociais?

A resposta é igual para as duas questões: ter um site é importante para empresas e profissionais liberais. A justificativa se deve a um comportamento que está incorporado ao cotidiano dos brasileiros: a não separação entre vida digital e vida presencial.

A junção se expressa no tempo de conexão de brasileiros ao ambiente web: 10h08 por dia, segundo a pesquisa Global Digital Overview Report de janeiro de 2021, realizada pela Hootsuite em parceria com a We Are Social. É a segunda maior média entre 43 países pesquisados no mundo – ficamos atrás apenas das Filipinas.

Entre as razões, segundo a mesma pesquisa, que levam as pessoas a navegar na web estão:
Encontrar informações (63%);
Manter contato com amigos e familiares (56,3%);
Manter-se atualizadas sobre notícias e eventos (55,6%);
Pesquisar como fazer coisas (51,9%);
Assistir a vídeos, televisão e filmes (51,7%);
Encontrar novas ideias ou inspirações (46,4%);
Pesquisar produtos e marcas (46,4%);
Acessar ou ouvir músicas (46,3%);
Pesquisar lugar, viagens e férias (38,7%);
Pesquisar sobre saúde ou cuidados para a saúde (36,3%);
Administrar finanças (35,2%);
Jogar (32,2%);
Fazer pesquisas relacionadas a negócios (30,7%);
Encontrar novas pessoas (29,9%).

Os dados revelam que, antes de se “aventurar” a sair de casa, comprar produtos ou escolher uma marca, empresa, um médico ou produto de saúde, um lugar para ir, as pessoas pesquisam na internet. Se você ou sua empresa não está lá, como você espera ser encontrado ou conhecerem mais a respeito de seus produtos e serviços?

Ter um site, portanto, é alicerçar sua sede/casa no ambiente web, permitindo apresentar um conteúdo e forma que reflitam sua identidade e seus valores institucionais de forma segura e coerente, bem como expressem qualidades que você e sua empresa podem oferecer e as diferenciem da concorrência.

Outras vantagens de ter um site:
Criar novos canais de contato com seus públicos.
Apresentar conteúdo de relevância.
Criar sinergia com as redes sociais.
Montar uma vitrine de serviços e produtos.
Direcionar campanhas de tráfego pago.
Gerar dados de navegação para conhecer melhor sua audiência.
Ter um espaço proprietário (já que o ambiente das redes sociais pertence a grupos).

São inúmeras vantagens, que podem ser enriquecidas por meio de um site compatível a vários formatos de tela e navegação a partir de PCs e equipamentos mobile, como celulares e tablets.

Um site bem arquitetado, com rápida resposta ao acesso, também contribui para a construção positiva de sua empresa ou marca perante o usuário web.

Realmente, ter site é uma grande vantagem competitiva, por isso é que uma a cada duas empresas no Brasil, segundo o Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação/IBGE, tem site.

Comments

There are no comments yet.

Deixe um comentário