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O que é conteúdo evergreen e qual sua importância

Estratégia de marketing de conteúdo ajuda a construir e fortalecer autoridade no ambiental digital

Uma estratégia de marketing de conteúdo que preza pela relevância deve incluir produções de conteúdo evergreen, ou seja, sempre frescos, que não perdem sua importância e mantêm-se perenes, mesmo após terem sido publicados há mais tempo.

Em geral, um conteúdo evergreen transita entre explicações de conceitos acompanhadas de exemplos, guias com passo a passo e listas, estudos de casos e perguntas e respostas.

O objetivo é atrair tanto o leitor que deseja ser introduzido a determinado assuntou ou o receptor que busca exemplos e informações com orientações, a fim de poder aplicá-las de maneira imediata.

Como material de referência, essa estratégia de conteúdo é bastante eficaz para construir a autoridade de um profissional ou marca sobre os conhecimentos de sua área de atuação, melhorando seu posicionamento e favorecendo sua visibilidade.

Para tanto, deve-se ter em mente a importância de explicar termos, utilizar analogias e exemplos que favoreçam a compreensão de conceitos, orientar como fazer.

Do ponto de vista da técnica redacional jornalística, o conteúdo evergreen foca em responder questões como “o quê?”, “quem?”, “como?” e “por quê?”. Já as perguntas “quando?” e “onde?”, que se relacionam à novidade e temporalidade, não são abordadas.

Sob a perspectiva da técnica de “funil de vendas”, produzir um conteúdo evergreen é focar no topo do funil, ou seja, no público em geral, que está começando agora a ter acesso àquele profissional, marca, serviço ou produto.

Bem, e como forma de favorecer esse acesso, que em geral começará por meio de buscadores, é fundamental incluir palavras-chave com ampla probabilidade de indexação, seja no título, no texto e nas tags.

Essa estratégia se mostra bastante adequada a empresas e profissionais que atuam na área de educação, no setor industrial e, sobretudo, nas áreas de saúde e qualidade de vida.

Essa indicação é reforçada por números da pesquisa Digital 2021 (link https://wearesocial.com/uk/blog/2021/01/digital-2021-uk/), da We Are Social e Hootsuite.

Entre respondentes da pesquisa, 66% indicaram que usam a internet para buscar informações; 51,9% para saber como fazer as coisas; 47,6% para encontrar novas ideias e inspirações; e 36,3% para pesquisas sobre saúde e produtos de cuidados para a saúde.

Ao produzir um texto de blog, um vídeo ou um post de mídias sociais que atendam a essas razões, quem sabe você não possa ser encontrado por essas pessoas?

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