fbpx

Destino: conteúdo com autoridade

Como promover sinergia e autoridade embalando seu conteúdo

Uma característica do ambiente digital são os inúmeros caminhos que você pode percorrer. Navegando de link em link, pulado de um perfil para outro, rapidamente acaba-se ficando minutos, senão horas, na Internet.

E nesse quesito de navegação, os brasileiros lideram entre os usuários mundiais que passam mais tempo na rede: são 10 horas e 7 minutos, em média, diariamente, na web.

Ficamos atrás apenas dos filipinos, com 10 horas e 56 minutos, e estamos muito acima da média mundial, que é de 6 horas e 54 minutos, segundo dados do relatório 2021 We Are Social – Hootsuite.

Bem e como tirar proveito desse hábito de mídia e fazer com que esses internautas passem tempo navegando no SEU conteúdo? A resposta envolve duas estratégias. Vamos a elas:

1) Embale o seu conteúdo em vários formatos

Outra característica da interface digital é a multimidialidade, isto é, o uso de várias mídias em um mesmo ambiente, que é o digital. Então, você pode lançar mão de textos, fotos estáticas, vídeos, blogs, ilustrações, animações, memes, infográficos estáticos ou animados. O tamanho e a duração também podem ser variáveis.

Vantagens de utilizar vários formatos:

  • Atender a múltiplos tipos de receptores: aquele que gosta de ler, de ver, escutar, interagir, comentar, compartilhar; o que prefere somente dar uma passada de olhos, o mais curioso, o leitor de conteúdo profundo… e por aí vai. E essa variedade se justifica pelo fato de que apreendemos conteúdo de maneiras diferentes – é só lembrar dos nossos colegas em sala de aula.
  • Aproveitar os pontos positivos de cada formato: o rápido engajamento do vídeo, a memória do feed, a instantaneidade dos stories, os hiperlinks dos blogs, a personalização dos podcasts, entre outros benefícios.
  • Fugir da monotonia, atribuindo dinamismo ao seu conteúdo – vai dar trabalho, mas com uma equipe afiada em produção de conteúdo, será sucesso!

Vamos à segunda estratégia de produção de conteúdo.

2) Criar sinergia

Termo extraído da física e também adotado na comunicação, a sinergia é a capacidade de gerar um efeito potencialmente ativo a partir da cooperação entre as partes.

No caso da produção de conteúdo, essa estratégia pode ser desenvolvida por meio de um tema abordado em um formato principal, que deve ser derivado em microtemas em outros formatos.

Exemplo: Neste texto de blog, hoje, estamos abordando Fortalecimento de Autoridade por meio de estratégias de produção de conteúdo. O assunto foi derivado em um post nas redes sociais, convidando para a leitura deste blog, e os benefícios dos formatos detalhado nos stories. Entendeu?

Benefícios:

  • Potencializar a conexão entre mídias autorais, favorecendo a navegação do usuário entre elas.
  • Aumentar tráfego do site e engajamento em redes sociais.
  • Otimizar esforços na produção de conteúdo.

Os resultados da adoção das estratégias de embalar o conteúdo em vários formatos e aplicar sinergia a eles é o fortalecimento da autoridade da marca sobre determinado assunto.

Ao final, a sua audiência perceberá que o destino dela é apenas um: o SEU CONTEÚDO!

Comments

There are no comments yet.

Deixe um comentário