fbpx

Conecte-se com o consumidor

O que entendemos por mundo é mediado por tecnologias de comunicação. E isso não é de agora: das representações pictográficos nas cavernas, passando pelos livros, cinema, rádio e televisão até as redes sociais, tudo tem relação com tecnologias que transmitem mensagens entre pessoas sobre algo ou alguém.

É por isso que autores como Melvin Defleur e Sandra Ball-Rokeach são categóricos em afirmar que a Comunicação foi e é determinante para a evolução humana. Assim, se hoje estamos aqui, nos destacando entre as demais espécies, é porque aprimoramos nossa capacidade de compartilhar significados comuns.

Fazendo uma analogia em relação ao mundo dos negócios, sejam esses de prestação de serviços ou comercialização de produtos, irá se destacar a marca/o profissional que melhor compartilhar conteúdos.

Mas, atenção, não é qualquer conteúdo: é aquele que faz sentido pra você e para o seu consumidor, ou seja, aquilo que agrega significado, que gera sentido, identificação, valor e promove a experiência. Podemos resumir esse processo de comunicação a uma palavra poderosa: CONEXÃO!

Para conectar-se é fundamental que marcas/profissionais e consumidores compartilhem de valores, objetivos, interesses, necessidades e desejos/anseios comuns.

Como identificá-los?

No caso da marca ou do profissional, é fundamental se conhecer profundamente: quais são seus propósitos, seus produtos e serviços, o que entregam em termos de benefícios, experiências, diferenciais e valores, como se apresentam, que palavras os resumem.

De forma similar: quem são seus consumidores? Onde estão, o que pensam, pelo que se interessam, como se comportam, que mídias preferem e como as consomem, qual é o estilo de vida deles?

A partir desse amplo conjunto de respostas é possível mapear conceitos e ideias que marcas/profissionais e consumidores têm em comum. É sobre esse universo compartilhável que deverá ser baseada a comunicação.

Nessas conversas com os consumidores, ensinam Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, é importante auxiliá-los em sua jornada pelo mundo global, que tem economia compartilhada, feita com base no agora, na transparência e no relacionamento em rede.

Por isso, um conteúdo tem de informar tanto quanto orientar e inspirar as pessoas em meio a uma realidade que muda a todo instante. E uma marca ou profissional somente conseguirá criar essa CONEXÃO se conhecer profundamente o seu cliente.

Ouça o seu consumidor e conheça-o com a ajuda dos relatórios de dados. Una o humano e a tecnologia para melhorar a experiência de quem o procura e você conseguirá, de fato, se conectar com essa pessoa.

Comments

There are no comments yet.

Deixe um comentário