fbpx

Como definir a frequência de postagens

“Quantas vezes devo fazer postagens nas redes sociais?”.
Todo produtor de conteúdo, invariavelmente, se depara com essa questão.
Aqui na Mazs entendemos que a frequência de postagens está diretamente ligada a outra pergunta mais importante: Quais são seus objetivos de Comunicação?
Algumas possíveis respostas: Reforçar ou alterar seu posicionamento. Criar ou fortalecer relacionamentos com seu público. Vender. Ter uma rede social que reflita sua autoridade no assunto.
Outro ponto importante é definir em qual rede social sua marca deve estar e quais canais serão utilizados. Veja, por exemplo, o Instagram. Quarta rede mais utilizada no Brasil, pode ser usado para postar imagens e vídeos associados a textos de cinco maneiras: feed, stories, IGTV, live e Reels.
Estar em todos esses canais depende do seu objetivo de comunicação, do seu fôlego como produtor de conteúdo ou da verba disponível para contratar uma agência para produzir materiais em formatos diversos.
Estabelecidos objetivo, fôlego, verba, rede(s) e canais, aí chegamos na pergunta original deste texto: frequência de postagem.
Diante dessas variáveis, portanto, a quantidade de postagens muda entre uma marca, serviço, produto para outro. Não há regra.
O importante é manter uma regularidade e a isso associar qualidade de conteúdo: texto sem erros de português, com informações verossímeis, interessantes e que façam a diferença na vida do público, coerentes com as diretrizes e filosofia da marca, produto ou serviço. Imagens, ilustrações e vídeos que sigam o projeto de identidade visual da marca.
Para facilitar a rotina de postagens, organize o conteúdo por meio de um planejamento, que deve sempre ser norteado pelos objetivos de comunicação.
Acompanhe os dados relativos às postagens, como comentários, curtidas, salvamentos, compartilhamentos. Analise os resultados a cada mês, bimestre ou trimestre, dependendo da frequência de veiculação, e, após o período estimulado como meta, revise seus objetivos e planejamento sem nunca perder de vista: regularidade, qualidade e coerência.

Comments

There are no comments yet.

Deixe um comentário