Aposte na comunicação dirigida

Aposte na comunicação dirigida

Todo mundo é mídia. A afirmação significa que cada indivíduo é um meio de difusão de mensagens, podendo ele mesmo iniciar um processo de veiculação de informações que, caso tenha sucesso, culmine em comunicação, ou seja, no estabelecimento de um relacionamento.

Por trás disso estão a internet, a tecnologia mobile e as redes sociais digitais, que possibilitaram a comunicação multiponto, de muitos para muitos – bem diferente do paradigma de um para muitos, marca dos meios de comunicação clássicos, como jornal, rádio, TV e revista.

Esse avanço processual abre uma grande oportunidade àqueles profissionais que conhecem a fundo seu campo de atuação para falar sobre o que sabem a um público específico, segmentado. É o que se chama de comunicação dirigida.

Esse tipo de comunicação pode ser realizado de inúmeras maneiras: blog alocado em um site institucional ou e-commerce, postagens em redes sociais, podcasts e vídeos, para citar alguns exemplos entre as inúmeras opções disponíveis.

Mas, para que a transmissão de informação se efetive em comunicação, ou seja, em relacionamento, ao dado especializado e ao suporte e formato escolhido é preciso acrescentar conhecimento a respeito do público com quem se pretende relacionar.

Nesse sentido, uma mensagem dirigida deve levar em conta características, demandas, desejos e repertórios de cada público, de forma a tornar traços heterogêneos elementos que favoreçam a conexão, a identificação entre os pares participantes da comunicação. Conhecer esse conjunto de indivíduos, portanto, é fundamental.

Em razão do grande número de variáveis que o processo envolve, uma assessoria em comunicação pode auxiliar o profissional especialista a selecionar os meios, suportes e tipos de conteúdo mais adequados para que realize a comunicação dirigida a um determinado público, de forma a tornar a mensagem mais efetiva e eficiente.

No Comments

Post A Comment